Legislação

  • 1988 – Constituição da República Federativa do Brasil
  • 1989 – Lei nº 7.853/89
    Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social.
  • 1990 – Declaração Mundial de Educação para Todos
    A Declaração fornece definições e novas abordagens sobre as necessidades básicas de aprendizagem.
  • 1994 – Declaração de Salamanca
    Dispõe sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais.
  • 1996 – Lei nº 9394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
  • 1999 – Decreto nº 3.298
    Regulamenta a Lei nº 7.853/89
    Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.
  • 2000 - Lei nº 10.098
    Estabelece normas gerias e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.
  • 2000 - Lei n.º 10.048
    Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências
  • 2001 - Decreto n.º 3.956
    Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
  • 2001 - Resolução CNE/CEB nº 2
    Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
  • 2001 - Lei nº 10.172
    Plano Nacional de Educação - Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
  • 2002 – Resolução CNE/CP nº1/2002
    Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, define que as instituições de ensino superior devem prever em sua organização curricular formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • 2002 – Lei nº 10.436
    Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.
  • 2003 - Portaria n° 3.284
    Dispõe sobre os requisitos de acessibilidade às pessoas com deficiência para instruir processo de autorização e reconhecimento de cursos e de credenciamento de instituições.
  • 2004 – Decreto nº 5.296
    Regulamenta as leis nº 10.048/00 e nº 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (implementação do Programa Brasil Acessível).
  • 2005 – Decreto nº 5.626
    Regulamenta a Lei nº 10.436/02, visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngüe no ensino regular.
  • 2005 - Lei 11.096 
    Cria o PROUNI - Programa Universidade para Todos. através da concessão de bolsas, passa a oportunizar o acesso ao ensino superior aos alunos carentes, negros, indígenas, portadores de deficiência e professores da rede pública.
  • 2006 - Decreto n° 5.773
    dispõe sobre regulação, supervisão e avaliação de IES e cursos superiores no sistema federal de ensino (SINAES).
  • 2007 – Decreto nº 6.094/07
    Estabelece dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.
  • 2008 – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
    Traz as diretrizes que fundamentam uma política pública voltada à inclusão escolar, consolidando o movimento histórico brasileiro.
  • 2009 – Decreto nº 6.949
    Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Esse decreto dá ao texto da Convenção caráter de norma constitucional brasileira.
  • 2009 – Resolução No. 4 CNE/CEB
    Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
  • 2010 – Resolução No. 4 CNE/CEB
    Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
  • 2010 - Decreto n° 7.234
    Dispõe sobre o programa nacional de assistência estudantil - PNAES.
  • 2011 - Decreto n° 7.611
    Dispõe sobre o AEE e prevê estruturação de núcleos de acessibilidade nas IFES
  • 2012 – Lei nº 12.764
    Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
  • 2013 – Lei nº 12.796
    Altera a Lei nº 9.394/96, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
  • 2013 - NOTA TÉCNICA Nº 24 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE
    Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012
  • 2013 - NOTA TÉCNICA Nº 28 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE
    Uso do Sistema de FM na Escolarização de Estudantes com Deficiência Auditiva
  • 2014 - NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE
    Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar.
  • 2014 - NOTA TÉCNICA Nº 29/2014 / MEC / SECADI / DPEE
    Termo de Referência para aquisição de brinquedos e mobiliários acessíveis.
  • 2014 -  Lei nº 13.005
    Estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024
  • 2015 - Lei nº 13.146
    Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
  • 2015 - Lei 13.234
    Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
  • 2015 - Declaração de Incheon
    Base para as metas dos próximos 15 anos e incentiva os países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida, para todos.
  • 2015 - NOTA TÉCNICA Nº 20 / 2015 / MEC / SECADI / DPEE
    Orientações aos sistemas de ensino visando ao cumprimento do artigo 7° da Lei n° 12764/2012 regulamentada pelo Decreto n° 8368/2014.
  • 2015 - Lei Municipal nº 4.395
    Plano Municipal de Educação de Nova Friburgo  2015 - 2025
  • 2016 - Resolução nº 667
    Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
  • 2016 - Lei nº 13.409
    Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.